A Pedra de Delmiro

Fabrica da Pedra

Construída por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, A Cia. Agro Fabril Mercantil começou a funcionar em 05 de junho de 1914, no dia em que comemorava mais um aniversário do seu fundador, na distante Vila da Pedra, hoje município de Delmiro Gouveia. Com a implantação desta fábrica,o lugarejo inabitado da Pedra, prosperou, ganhou escolas, rinque de patinação, posto telegráfico, estradas e os primeiros automóveis. No primeiro ano de funcionamento a fábrica empregava mais de 800 operários (homens e mulheres) produzindo diariamente mais de dois mil carretéis de linhas para costura, rendas e bordados. Em 1916 a fábrica intensificou a sua produção passando a exportar para a Argentina, Chile Peru e outros da América do Sul.

Mas, em outubro de 1917, Delmiro Gouveia foi covardemente assassinado Com sua morte o controle da Cia Agro Fabril Industrial passou aos irmãos Menezes, liderada durante anos pelo empresário, Antônio Carlos de Menezes, até que, no final dos anos 80, após sucessivas crises financeiras foi adquirida pelo Grupo Cataguases, passando a chamar-se Multifabril NordesteS/A.Essas crises voltaram a se repetir periodicamente levando a fábrica a ter a sua produção radicalmente reduzida, como risco de ter as suas portas fechadas. Em 1992 o Grupo Carlos Lyra,tradicional grupo empresarial no segmento da agro-indústria, de açúcar, álcool e de fertilizantes, com forte participação na economia nacional, aceitou o desafio de não deixar parar a única e tradicional industria da região.


Tendo assumido o controle da empresa, deu-lhe o nome da FÁBRICA DA PEDRA S/A Fiação e Tecelagem, nome este uma homenagem do Dr Carlos Lyra a cidade onde Delmiro Gouveia fez história, a antiga Vila da Pedra.Atualmente a Fábrica Da Pedra é considerada uma grande empresa para a região, gerando riquezas e capacitando grandes profissionais para o mercado da produção têxtil e econômica do país. 

Por sua vez, também está ligada ao turismo pelo valor histórico, preservação de algumas de suas fachadas, bem como de uma história rica em fatos que comprovam todo o processo de empreendedorismo encravado por Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.A Fábrica da Pedra está aberta para visitações acompanhadas por guias treinados pela própria empresa, cabendo ao visitante entrar em contato direto com a área de Recursos Humanos da empresa ou através das operadoras e agências de viagens que atuam no município.

Gilmar Teixeira.

Fotos: Acervo de Gilmar Teixeira
https://www.facebook.com/coroneldelmiro.gouveia

Nenhum comentário: