Princesa Isabel: A nova casa do Cariri Cangaço

João Mandu comanda a recepção ao Cariri Cangaço em Princesa

Uma grande recepção marcou a chegada do Cariri Cangaço ao município de Princesa Isabel. Na manhã deste domingo, dia 20 de julho de 2014. Tendo à frente a tradicional família Mandu; com o Patriarca João Mandu e sua encantadora esposa dona Nazelis; a Caravana Cariri Cangaço foi recebida com festa nesta que é uma das cidades de maior tradição histórica no estado da Paraíba. “É muito importante chegar a Princesa, aqui foi o berço da Revolução de Trinta” diz o Assessor de Marketing Institucional do Cariri Cangaço, Heldemar Garcia...

A Caravana Cariri Cangaço, composta por seu curador, Manoel Severo, o Conselheiro e presidente do GPEC Narciso Dias, os pesquisadores Jair Tavares e Jorge Remigio, o Assessor de Marketing Institucional Heldemar Garcia e Ingrid Rebouças, participaram no período da tarde de reunião de trabalho que viria a marcar a confirmação de mais uma sede do Cariri Cangaço na Paraíba, agora em Princesa Isabel.

Jorge Remigio, Narciso Dias, Roberto Santana, Manoel Severo, João Mandu e Socorro Maria
Secretária de Cultura Socorro Maria, Manoel Severo e Carmelo Mandu
Pacelli Mandu e Manoel Severo

Em princípio na residência da família Mandu; no centro de Princesa ; e logo depois na sede do Instituto Frei Anastácio , autoridades municipais, familiares e muitos amigos aguardavam a chegada do Cariri Cangaço para um almoço de confraternização. “Na verdade foi um almoço de celebração aqui em Princesa, um almoço festivo e significativo que marcou a parceria entre o Cariri Cangaço e Princesa Isabel, contando com o apoio do GPEC ” acentuou o presidente do Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço, Narciso Dias. “Nunca imaginávamos que tivéssemos uma recepção tão calorosa e tão cheia de emoção, parecia até que já nos conhecíamos a muito tempo” confessa o pesquisador Jorge Remígio.

O encontro contou com a participação de Socorro Maria , Secretária de Cultura de Princesa, do Assessor Emanuel Arruda, dos vereadores Eugenio Pacelli Mandu e Irismar Mangueira, do Presidente do Grupo Abolição, Sandro Mandu, do Secretário de Meio Ambiente de Flores, Roberto Santana,  além do anfitrião João Mandu,  Carlos Carmelo Mandu entre muito outros convidados.

 Dona Nazelis recebe de Manoel Severo presente do Cariri Cangaço 
Sandro Mandu, Irismar Mangueira e Manoel Severo
Jair Tavares entrega a Carmelo Mandu o Diploma de "Amigo do Cariri Cangaço"
Ingrid Rebouças e Edson do Grupo Abolição

Depois das palavras iniciais de seu João Mandu, Carmelo Mandu, Narciso Dias, Jorge Remigio, Roberto Santana e Socorro Maria, o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, realizou  a apresentação do Cariri Cangaço e do projeto do empreendimento no município de Princesa Isabel já para o ano de 2015. Também foram entregues Diplomas de “Amigo do Cariri Cangaço” a João Mandu, Carmelo Mandu e de “Cidade Amiga do Cariri Cangaço” ao município de Princesa Isabel,  recebido pela Secretária Socorro Maria, representante do Prefeito Municipal. “Nosso Curador Manoel Severo fez uma explanação brilhante sobre o Cariri Cangaço e agora é uma grande honra estarmos também chegando a Princesa Isabel” ressalta o pesquisador Jair Tavares.

João Mandu disse de sua “alegria em receber  esse grande evento. E com honra o Cariri Cangaço em Princesa está sendo inaugurado hoje em Princesa” Já o vereador Irismar Mangueira falou do “apoio incondicional ao Cariri Cangaço, um evento por demais consolidado não só no nordeste, mas em todo o Brasil”. A Secretária de Cultura de Princesa, Socorro Maria, representando o município disse de sua “grande emoção com o encontro de hoje, encontro que renovou as forças para a luta na direção do fortalecimento da cultura e tradições históricas em Princesa, é uma honra realizar aqui o Cariri Cangaço”.

 Secretária Socorro Maria recebe das mâos de Narciso Dias o Diploma de "Cidade Amiga do Cariri Cangaço"
Dona Nazelis entrega a seu esposo João Mandu seu Diploma Cariri Cangaço

Ao final do encontro foi fechado o pacto de cooperação entre o Cariri Cangaço, o GPEC e a Secretaria de Cultura de Princesa para a realização do primeiro “Cariri Cangaço Princesa” já com data marcada para o mês de Março de 2015. “Essa data foi extremamente oportuna pois estaremos no Cariri Cangaço homenageando os 85 anos da Revolução de Trinta, com seu berço forte aqui em Princesa” lembra Emanuel Arruda, assessor do município.


Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço fala da emoção da chegada do Cariri Cangaço a Princesa Isabel: “Quem estuda o nordeste, quem estuda o fenômeno do Cangaço,  o Coronelismo, a  Revolução de 30, e notadamente o marcante e emblemático episódio da Revolta e do Território Livre , sem nenhum esforço compreende a importância de Princesa no cenário e no contexto histórico de nosso Brasil. Confesso que hoje estou muito emocionado, com uma alegria muito grande em poder chegar com o Cariri Cangaço em Princesa Isabel,  e além de tudo isso, ser recebido pela família Mandu, seu João, dona  Nazelis, os filhos, os familiares, os amigos, realmente foi muito emocionante e aqui não poderia deixar de registrar meu abraço de gratidão ao amigo Carmelo Mandu, na verdade, o grande responsável por esse início de parceria que com certeza já nasce com muito sucesso. Agora é aguardar Março chegar, e aí sem dúvidas viver mais um inesquecível e marcante evento, o primeiro Cariri Cangaço Princesa!”  

Assessoria de Marketing Institucional
Heldemar Garcia
Cariri Cangaço

Nenhum comentário: