Cariri Cangaço Piranhas, um Marco na História Por: Ane Ranzan

Ana Ranzan e Paulo Britto

Amigo Manoel Severo, o mês de Julho/2014 será um mês inesquecível em minha vida!!! Foi minha primeira participação em um evento do “Cariri Cangaço”. Sempre sonhei em participar, mas minhas atividades profissionais me impediam. Fiquei muito feliz em conhecer pessoalmente muitos dos participantes e receber o carinho de todos, fazendo com que rapidamente me sentisse em casa, entre meus familiares.

Piranhas, por si só, já nos deu o primeiro toque de especial acolhimento, afinal nos é muito amada e cheia de histórias da família Britto Bezerra, e cidade de amigos muito queridos. Neste Seminário tive o prazer de presenciar pérolas que não há dinheiro que pague:

Receber do confrade Luiz Ruben uma miscelânea de valor incalculável. Estou certa que este foi um dos melhores presentes que a família do Coronel João Bezerra recebeu ao longo desses anos todos. Conhecer seu trabalho nos emocionou... Pois imagino o quanto você peregrinou para levantar tão grande, belo e precioso trabalho. MUITO OBRIGADA em nome de toda a família.

Família de Paulo Britto e Manoel Severo no Cariri Cangaço Piranhas 2014
Mesa de Debates de um dos dias de Cariri Cangaço Piranhas 2014

Ouvir do Professor Wescley Rodrigues que, debruçado no tema diz: “precisamos pesquisar mais a história do Coronel João Bezerra”. Foi gratificante. Presenciar as colocações pontuais e tão pertinentes suas, Manoel Severo e dos amigos Aderbal Nogueira, Jairo Luiz Oliveira, Narciso Dias, Ivanildo Silveira, dentre outros, sobre a importância de se estudar o Cangaço, também pelo trabalho das Volantes, material tão rico, extenso e vasto.

E como sabemos, os anos que o Coronel João Bezerra participou no combate ao cangaço, devem conter histórias que contam sua experiência única, em sua trajetória por mais de uma década. Entre outras coisas, dias de cansaço, sofrimento e exaustão. Preocupação e cuidado com seu efetivo, com o povo nordestino e com sua família. Estratégia nos mínimos detalhes. 

Abraçou a missão que lhe foi confiada e que culminou com o combate de Angico em 28 de julho de 1938. Porém, sua carreira não acabou ali, prestou - por mais 17 anos - serviços à honrosa Polícia Militar do Estado de Alagoas, exercendo vários outros cargos, até aposentar-se em 1955. Portanto, acho que esta é uma história que merece ser estudada!!!

Paulo Britto e Manoel Severo

Percebi que o propósito da SBEC/Cariri Cangaço é de abrirem o estudo para uma macro visão e a partir dos seminários, agregar às pesquisas, também, a parte da arqueologia. Parabéns por mais essa conquista. Isso denota que o grupo estuda com muito empenho o assunto. Trabalho sério é assim, analisando e diligenciando, cuidadosamente, por vários ângulos o mesmo tema.

Fomos duplamente presenteados, por Piranhas e pelo evento. Para mim, este Cariri Cangaço - Piranhas/AL 2014, teve um papel de extrema importância para o estudo. Vindo daí a continuidade para outros futuros Seminários e cada vez mais, o aprofundamento após debates e trabalhos exaustivos, como forma de colaborar para que a história seja bravamente delineada.

Amigo Severo, parabéns a você como Curador do Cariri Cangaço, sempre atencioso com todos e muito bem preparado para conduzir, com maestria, ética e profissionalismo os Seminários. Que Deus o abençoe. O nosso agradecimento a você e a todos que fizeram desse encontro um marco nessa história.

Forte abraço,
Ane Ranzan
Recife, Pernambuco

Nenhum comentário: