Noite GECC - Cariri Cangaço mostra resumo da Festa em Piranhas, Alagoas.


Aconteceu na noite da última terça-feira, dia 06, no auditório da ABO, em Fortaleza, mais uma reunião ordinária do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará - GECC e Cariri Cangaço. O encontro teve a abertura com a palavra do presidente Ângelo Osmiro fazendo um balanço das últimas atividades e participações do GECC em eventos do cangaço como também ressaltando os últimos lançamentos literários sobre a temática.


Em um segundo momento foi facultada a palavra à representante da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, escritora Socorro Cavalcanti, que externou a alegria de estar integrando a partir dessa noite os quadros do GECC e Cariri Cangaço. Socorro também comunicou a presença da "Divine Academie Française des Artes Lettres et Culture" da França em Fortaleza no próximo mês de Março de 2015, com a possibilidade da participação de membros da SBEC, GECC e Cariri Cangaço na Feira do Livro de Paris, também em 2015.

 Presidente do GECC, Ângelo Osmiro
Representante da SBEC, Socorro Cavalcanti

Dando seguimento ao encontro o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, apresentou os números exitosos do Cariri Cangaço Piranhas 2014, com a participação de 14 estados e 53 pesquisadores, com um público total de mais de 500 participantes e tendo como ponto alto o lançamento do Projeto Arqueologia do Cangaço. Manoel Severo também ressaltou os mais novos empreendimentos com a marca Cariri Cangaço:" Para nossa grande alegria teremos em 2015 mais dois grandes empreendimentos, o Cariri Cangaço Triunfo-Princesa e o Cariri Cangaço Xingó, aumentando a responsabilidade desta grande família."

 Henrique Fontenelle
 Manoel Severo, Vagner Ramos e Audízio Xavier
Aderbal Nogueira e Manoel Severo

Ainda sobre o Cariri Cangaço Piranhas, deixaram suas impressões o fotógrafo e cinegrafista Arlindo Barreto e o advogado Henrique Fontenelle que confirmou ter sido "uma experiência realmente inesquecível e surpreendente" . Por fim, tivemos a apresentação do coronel Gutemberg Andrade, que está lançando mais um cordel e preparando-se para lançar a história do Cangaceiro Milagreiro de Mossoró, Jararaca. As reuniões do GECC - Cariri Cangaço acontecem todas as primeiras terças-feira de cada mês, o próximo encontro será dia 02 de setembro.

Cariri Cangaço - GECC

Um comentário:

ALACE disse...

Como neo-integrante da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço (na qual sou 2ª tesoureira), fui convidada pelo amigo Manoel Severo, o baluarte do Cariri Cangaço, para a reunião ordinária do GECC - Grupo de Estudo do Cangaço do Ceará. Adorei, o pessoal estuda, informa, discute, retira e produz duvidas e o estudo continua. Além do mais é uma reunião descontraída! Os presidentes – dirigentes: Ângelo Ósmio e Manoel Severo são competentes, gentis e empreendedores. Resultado sai de lá vibrando, como membro integrante do GECC e do Cariri Cangaço.
Como embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres e Culture, levei ao conhecimento dos presentes, o Projeto Cultural que trata da vinda desta Academia Francesa, à Fortaleza, em dezembro de 2014, por ocasião da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará. Como esta Academia Francesa será estabelecido um intercâmbio, iniciando com uma solenidade, constando: Palestra da Presidente Diva Pavesi sobre o tema “A importância da literatura Brasileira na França”; outorga de título honorífico a autoridades; posse de escritores, poetas do Ceará e do Rio Grande do Norte como membros da Academia Francesa; assinatura de convênio com a ACE o qual beneficiará as Academias de Letras e instituições afins, interessadas em benefícios lítero culturais, dentre eles a Coletânea bilíngüe: CEARÁ EM CENA, que será editada pela Editora da citada academia e lançada em Paris-França, na 35º Salão do Livro de Paris, em março de 2015. Os interessados podem me solicitar informações, através do e-mail cavalcanti.s@hotmail.com