Auto de Fé e Padre Cícero abrem Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira 2014

Cristina Couto, Manoel Severo, Carlos Maurício e Prefeito Gustavo Augusto

A apresentação do "Auto de Fé dos Penitentes", pelas ruas de Lavras da Mangabeira, marcou a abertura do Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira 2014. A encenação contou como principais protagonistas os poetas e escritores Dimas Macedo, Cristina Couto e Mundoca Neto. A chegada à Câmara Municipal contou com o cortejo do Grupo de Penitentes do Distrito de Mangabeira e apresentação de poesia pelo poeta Mundoca Neto.
Chegada do Cariri Cangaço Lavras 2014 à Câmara Municipal
 Dimas Macedo, Manoel Severo e Mundoca Neto 
 
 Archimedes Marques, Miran Basílio, José Cícero, Manoel Severo e Ari Camargo 
 Ticiano Linard, Miran Basílio e Manoel Severo
Reclus De Plá, José Cícero, Archimedes Marques, Ari Camargo e Elane Marques

A solenidade teve seu inicio com a formação da Mesa tendo como presidente o Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo que contou ainda com as presenças do Prefeito Municipal Gustavo Augusto Bisneto, da primeira-dama do município, dona Fátima Augusto, do representante da SBEC, Aderbal Nogueira, do padre Agostinho Santos e dos pesquisadores João Tavares Calixto Junior e Emerson Monteiro.

"É uma grande alegria voltar à querida Lavras da Mangabeira , terra de Dona Fideralina, com nosso Cariri Cangaço 2014, consolidando de vez nosso evento no Vale do Salgado, realmente gostaria de dizer de nossa imensa gratidão a Tavinho, Cristina e toda a equipe de nossa querida princesa do Salgado" ressaltou Manoel Severo. Já o prefeito Gustavo Augusto Bisneto; Tavinho; falou da grande "honra em receber pelo segundo ano seguido um evento tão qualificado e responsável pelo resgate de nossa cultura e história que é o Cariri Cangaço, contem comigo sempre".

Cristina Couto "Beata Mocinha"...
 Reclus De Plá e Aderbal Nogueira
Prefeito Tavinho, dona Fátima, Dimas Macedo, Mundoca Neto e Manoel Severo

Na oportunidade a Curadoria do Cariri Cangaço homenageou a família Lavrense na pessoa do poeta Mundoca Neto que recebeu o Diploma de Amigo do Cariri Cangaço, como também foram entregues Diplomas de Honra ao Mérito ao Prefeito Gustavo Augusto e à Secretária de Cultura Cristina Couto.

O momento alto da noite foi a Conferência do pesquisador, escritor e poeta, Dimas Macedo que com o Tema "Padre Cicero, a participação de Lavras e a questão do Juazeiro" abordou de maneira magistral a ligação do mítico santo do Juazeiro do Norte com Lavras da Mangabeira.A Mesa de debates contou ainda com a participação dos Conselheiros Cariri Cangaço, José Cícero Silva e Aderbal Nogueira e dos pesquisadores João Tavares Calixto Júnior, Emerson Monteiro e Miran Basílio.

 Poeta Mundoca Neto
Prefeito Gustavo Augusto Bisneto 
Caravana Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira 2014
José Cícero, Padre Agostinho Santos, Ari Camargo e Reclus De Plá

 "O pesquisador Dimas nos brindou com uma Conferência de Luxo nesta noite, irretocável, só nos resta aplaudir esse grande momento do Cariri Cangaço" afirma o pesquisador e escritor, radicado em Aracaju, Archimedes Marques. "Sem dúvida muitas revelações, uma Conferência brilhante, sensacional, Dimas precisa colocar isso em livro" assevera João Calixto Junior. Miran Basílio e José Cícero também confirmaram a importância do tema e da apresentação de Dimas Macedo na noite Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira.

"Monsenhor" Dimas Macedo


O debate agigantou a apresentação de Dimas Macedo. Aderbal Nogueira; conselheiro Cariri Cangaço, representando a SBEC na noite, provocou: "Padre Cícero seria o mesmo se não fosse Floro Bartolomeu?" Dimas Macedo arrematou:

"Seria Melhor !" 
e concluiu: 
"Padre Cícero se tornou grande, 
apesar de Floro!"

Dentre as inúmeras presenças na noite de abertura do Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira 2014 destacaram-se pesquisadores de vários estados da federação, representantes de grupos de estudos de cangaço, professores, alunos, além de secretários de cultura de várias cidades do cariri, como:José Cícero de Aurora; Ticiano Linard de Porteiras; Miran Basílio de Brejo Santo e Carlos Maurício de Várzea Alegre.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira 2014
Fotos: José Cícero, Louro Teles e Luiz Gerson

Um comentário:

Emerson Monteiro disse...

Bom trabalho, Manoel. Abraço de Paz.