É hoje: Matou quantos mesmo...? Por:Manoel Severo

A noite GECC-Cariri Cangaço deste 
mês de Outubro promete... 

Hoje, dia 07 de outubro de 2014, terça-feira, a reunião ordinária do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e Cariri Cangaço traz ao debate a recente liberação para venda, depois de três anos, do polêmico livro do juiz aposentado Pedro de Morais, Lampião, O Mata Sete.

"Por unanimidade, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) reformou a sentença de primeiro grau que proibia o lançamento e a venda da obra..." 

"No voto, Siqueira Neto entendeu que garantir o direito à liberdade de expressão coaduna-se com os recentes julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF). "Não é demais repetir que, se a autora da ação sentiu-se ‘ofendida’ com o conteúdo do livro, pode-se valer dos meios legais cabíveis. Porém, querer impedir o direito de livre expressão do autor da obra, no caso concreto, caracterizaria patente medida de censura, vedada por nossa Constituinte", afirmou o magistrado"...

No campo da literatura, o embate: Pedro Morais x Archimedes Marques

Os absurdos contidos de forma irresponsável e sem nenhum fundamento na verdade histórica ou mesmo provas, pelo menos presumíveis, acabou fazendo do livro de Pedro Moraes um dos mais controvertidos títulos da historiografia sobre o tema cangaço."Com muita dificuldade li o livro e confesso não o fiz em sua totalidade, me detive apenas no que achei que seria mais importante rebater. O livro é uma verdadeira  porcaria, só mesmo pela insistência do amigo  Archimedes Marques, sem antes deixar  claro que foi uma cópia xerográfica para não gastar dinheiro em vão e não somar prestigio a um escritor tão fraco" ressalta o pesquisador e escritor João de Sousa Lima, de Paulo Afonso. "No livro opositor, Lampião Contra o Mata Sete, o autor Archimedes Marques procura desmontar, pedra por pedra, o mito do Lampião gay. Vale a pena conferir." sugere Ancelmo Gois, colunista do Jornal O GLOBO.

Venha também participar deste grande debate:
GECC - Cariri Cangaço
"Matou quantos mesmo...?"
Dia 07 de Outubro de 2014
Pontualmente às 19 horas 
Auditório da ABO
Rua Gonçalves Ledo, 1630 - Aldeota
Fortaleza, Ceará

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Ângelo Osmiro
Presidente do GECC

Nenhum comentário: