Depois de Princesa Isabel, chega o desafio de Piranhas

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço

Quando sou provocado a refletir sobre os resultados alcançados por este empreendimento coletivo chamado Cariri Cangaço, meu coração se enche de gratidão e uma certeza: Nada poderá deter um trabalho sério, com objetivos nobres; planejamento, determinação, zelo e acima de tudo,transpiração, muita transpiração. Alguns desavisados imaginam que no Cariri Cangaço existem "varinhas de condão", a esses esclareço: Nossa varinha de condão tem nome: Gratidão, Reconhecimento e Trabalho, muito trabalho.

Estamos às vésperas de realizarmos nossa V Edição do Cariri Cangaço Tradicional. Os olhos do Brasil se voltam para o cariri do ceará, nossa terra, nosso chão...Aqui, os pioneiros do projeto: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras e Lavras da Mangabeira, se preparam; de portas e corações abertos; para receber esta imensa nação de apaixonados pela história e pelo sertão, de todo o Brasil. Teremos entre os dias 22 e 27 de setembro de 2015 um dos maiores eventos sobre as temáticas nordestinas, já realizado.  


Já o Cariri Cangaço Princesa 2015, contemplando de forma inédita as cidades de Princesa Isabel e São José de Princesa; com o distrito de Patos de Irerê, na Paraíba e Floresta, com Nazaré do Pico, em Pernambuco; neste último mês de março de 2015, marcou sobremaneira a presença do Cariri Cangaço em mais três cenários importantes e vitais da historiografia do cangaço e do coronelismo nordestino. Desde os momentos embrionários alguns nos chamavam a atenção sobre as dificuldades em gestar tão ousada iniciativa:"problemas políticos, problemas de família, conflitos, dificuldades financeiras, isso e aquilo..." Entretanto isso é muito pouco para deter nossa inabalável determinação, e daí; transformar o sonho em realidade foi um pulo. O Cariri Cangaço Princesa se configurou como um extraordinário exemplo de trabalho em equipe, articulação, persistência e coragem. Foi um de nossos maiores e significativos eventos.

Serenidade, zelo, reconhecimento. Passo a passo cada detalhe e cada momento de nossos empreendimentos são pensados com a responsabilidade de quem administra um evento e uma marca que agora já pertencem ao Brasil. Antes mesmo de setembro chegar mais um novo e encorajador desafio: A terceira edição do Cariri Cangaço no estado das Alagoas agora no próximo mês de julho. Às margens do Rio São Francisco,  a bela e majestosa Piranhas se prepara para ser invadida; como o foram, Princesa Isabel, São José e Nazaré do Pico. Ao Cariri Cangaço Piranhas 2015 estaremos agregando pela primeira vez o estado de Sergipe, com a chegada do Cariri Cangaço a Poço Redondo, berço e amor eterno de Alcino Alves Costa.


Muitos outros desafios virão... Muitas vezes me perguntam o que move todo esse trabalho, respondo com humildade: "O Cariri Cangaço é movido por Paixão e Entusiamo por tudo que faz; acreditando na vida, nas pessoas, buscando com harmonia unir talentos e multiplica-los na direção de construir uma bonita história. É isso que estamos fazendo , e vamos fazer ainda por muito tempo, enquanto houver fôlego"

Na verdade, não medimos esforços para fazer do Cariri Cangaço, antes mesmo de um evento científico ou de aprofundamento, de um seminário, simpósio ou conjunto de visitas técnicas e acadêmicas; um grande e precioso Encontro de Amigos, isso faz tudo valer a pena... Todos com um sentimento comum: O Amor à nossa Raiz ! Valeu Brasil; vamos em frente.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Fortaleza, Ceará - Brasil 

Nenhum comentário: