Que venha o Cariri Cangaço Piranhas 2015 Por:Manoel Severo

 Arte de Carybé

Nos aproximamos de mais um grande momento Cariri Cangaço. A iniciativa com berço no cariri do Ceará, nascido ainda em 2009, acabou tomando conta do nordeste. Hoje concretizamos mais um grande desafio. Nos próximos dias 25 a 28 de julho, em uma das mais belas cidades do Brasil; Piranhas, em Alagoas estaremos realizando o Cariri Cangaço Piranhas 2015.

Este evento marca a chegada do município de Poço Redondo,   consolidando a participação de mais um estado: Sergipe. Dessa forma já estamos presentes em 5 estados e em 17 municípios, sendo Ceará; com Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras, Lavras da Mangabeira e Brejo Santo; Paraíba, com Sousa, Nazarezinho, Lastro, Princesa Isabel e São José de Princesa; Alagoas, com Piranhas; Pernambuco, com Floresta e por fim, Sergipe com Poço Redondo.



A Prefeitura Municipal de Piranhas através da Secretaria de Cultura e Turismo , com a secretária Patricia Brasil Rodrigues, desde o primeiro momento, de forma decisiva assumiu o desafio de realizar dentro da tradicional "Semana do Cangaço" nossa terceira edição do Cariri Cangaço Piranhas. O evento Cariri Cangaço, com a chancela do Instituto Cariri do Brasil, traz as assinaturas da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço. Particularmente neste Cariri Cangaço Piranhas 2015, temos como parceiro a Sociedade do Cangaço, com a jornalista Vera Ferreira, neta de Virgulino Ferreira.

O zelo e o cuidado com o Cariri Cangaço Piranhas 2015; desde a formatação do evento, sua programação, os temas, as conferências, painéis, debates. A atenção com todos os detalhes, a logística das movimentações, adequação do tempo à visita aos principais cenários, as apresentações artísticas, enfim, mantêm a marca da responsabilidade e seriedade, próprias dos eventos com a marca Cariri Cangaço. Nosso desafio e nosso legado: A preocupação em proporcionar um evento de qualidade e o mais agradável possível tanto para quem nos visita, como  e principalmente para nossos anfitriões.


Criação de Edinaldo Leite

Durante dois meses nos dedicamos à construção desse que sem dúvidas será mais um grande evento. Através dos meios de divulgação, notadamente as redes sociais; Blogs,Facebook, What zap; acabamos por nos surpreender com a imensa repercussão. Pesquisadores, Escritores, amantes da temática, curiosos, professores, universitários, artistas, enfim, de todo o Brasil, confirmam suas presenças, cristalizando uma credibilidade fruto do compromisso, do talento e do esforço de muitas mãos.

O Cariri Cangaço é na verdade uma enorme e consolidada construção coletiva. Nos acostumamos a denominar de Grande "Família Cariri Cangaço", todos os bem intencionados que resolveram assumir esse desafio, colaborando de forma importante e vital na construção não só de um evento de palestras, conferencias, visitas técnicas, enfim, mas acima de tudo, na construção de um sentimento. Sentimento de respeito e amor às nossas raízes, nossa memória, nossa história, às nossas origens, à cor de nosso coração: Sertão.


A arte de Eduardo Lima

Mais uma vez, durante quatro dias teremos a oportunidade de reunir pessoas de todo o Brasil, vindas de norte a sul, todos compromissados com o aprofundamento da história, em Piranhas e Poço Redondo fragmentos da verdade histórica serão debatidos sob as bençãos do Velho Chico. Teremos João Bezerra, Aniceto, Liberato, Mané Neto, teremos fazenda Patos, Pulgas, Angico, Canindé, teremos Virgulino, Gato e Corisco, sim, teremos todos eles, mas o principal personagem de nosso Cariri Cangaço Piranhas será você, nosso convidado especial. Até lá. Acompanhe a Programação Completa visitando o link:

http://cariricangaco.blogspot.com.br/2015/04/programacao.html

Manoel Severo Barbosa
Curador do Cariri Cangaço
Diretor da SBEC
Diretor do GECC

Nenhum comentário: